Os benefícios da nutrição funcional aliados ao sabor da gastronomia

15 de agosto de 2008

SAÚDE INTESTINAL


Hoje em dia, sabemos que constipação, diarréia, produção excessiva de gases, estufamento abdominal entre outras desordens intestinais estão cada vez mais freqüentes. Muitas pessoas convivem com esses sintomas e não tomam nenhuma atitude para melhorar este quadro. Na maioria das vezes a pessoa julga ser uma queixa “normal”, pois já convive com ela há algum tempo.

O que a grande maioria das pessoas não sabe, é que a dificuldade para emagrecer, a ansiedade, irritabilidade, mau humor, dor de cabeça, dificuldade para dormir e até a compulsão por doces pode estar diretamente relacionada com o mau funcionamento intestinal.

Atualmente, o intestino tem sido considerado como o nosso segundo cérebro. Essa denominação ocorreu pelo fato de possuir um sistema nervoso autônomo chamado SISTEMA NERVOSO ENTÉRICO. O intestino é o único órgão capaz de medir reflexos na total ausência de informações do cérebro ou da medula espinhal. O número de neurônios neste sistema entérico é de aproximadamente 100 milhões, praticamente o mesmo que em toda medula espinhal. Além disso, cerca de 90% da serotonina (neurotransmissor responsável pela a alegria) é produzido no intestino.

Outra função fundamental do intestino é absorver os nutrientes essenciais ao funcionamento do nosso organismo e impedir a absorção de seus agressores. O paciente que apresenta um mau funcionamento intestinal, provavelmente está com sua parede intestinal comprometida, apresentando uma hiper-permeabilidade.

Neste quadro, ocorre absorção de toxinas e outras substâncias estranhas ao corpo, assim como a deficiência de nutrientes essenciais; contribuindo para o aparecimento de problemas como obesidade, fadiga, enxaqueca, celulite, alergias, dermatites, unhas fracas ou manchadas, baixas funções imunológicas entre outros.

O objetivo do tratamento nutricional para esses casos é melhorar o funcionamento do trânsito intestinal e reconstituir o epitélio intestinal, melhorando assim a absorção dos nutrientes.

Como vai o seu segundo cérebro?

3 comentários:

Tamy disse...

Adorei o texto. Super completo.

Parabéns.

bjos e obrigada pela visita!!!

Luciana B. disse...

Dani, que legal!
Eu depois de muito tempo de "entupida" comecei a comer farelo de trigo e fez toda a diferença... Comecei colocando 3 col de sopa de farelo no Activia e hj eu coloco só uma col chá e tudo funciona super bem!!
Ponha sempre mais textos, beijos!

Juliana disse...

dani
adorei o blog, mande sempre as novas.
beijos
ju

Dica do dia

Faça uma atividade física que lhe traga prazer. Se você não gosta de academia, procure outra atividade como, natação, dança, pilates etc.