Os benefícios da nutrição funcional aliados ao sabor da gastronomia

15 de maio de 2010

Estudo compara compulsão alimentar ao vício em drogas




Uma pesquisa realizada pelo instituto Scripps, na Flórida, relacionou o mecanismo molecular de organismos viciados em drogas com aqueles que apresentam compulsão alimentar. A pesquisa foi publicada essa semana na edição on-line da Revista Nature Neuroscience.

O estudo feito em ratos demonstrou que o desenvolvimento da obesidade está diretamente relacionado à deterioração constante do mecanismo de recompensa do cérebro. Ou seja, com a ingestão excessiva de alimentos gordurosos e hipercalóricos ocorre a deteriorização da parte do cérebro relacionada a sensação de prazer. Desta forma, o cérebro vai respondendo cada vez menos aos estímulos.

Por não apresentar a mesma resposta ao estímulo e conseqüente sensação de prazer, os camundongos do estudo passaram a comer cada vez mais, tornando-se obesos. Isso ocorre, pois super estimulados, os sistemas se adaptam diminuindo sua atividade, e exigindo mais comida saborosa para evitar a recompensa negativa. O mesmo teste foi realizado com heroína e cocaína, e os ratos tiveram a mesma resposta.

Obesidade

O estudo coordenado pelo cientista Paul Kenny comprovou que uma alimentação rica em alimentos gordurosos possui elementos que viciam.

O pesquisador relata que no estudo, os animais perderam completamente o controle sobre seu hábito de alimentação, sendo este o primeiro sinal de vício. Eles continuaram comendo demais mesmo quando passaram a receber choques elétricos, mostrando o primeiro sinal de compulsão alimentar.

Quando a dieta gordurosa e hipercalórica foi substituída por alimentos saudáveis, alguns animais se recusaram a comer.

Comida X Drogas

O estudo do mecanismo de compulsão sugere que, frente ao consumo excessivo de drogas ou mesmo alimentos gordurosos, o cérebro recebe grande quantidade de uma substância chamada dopamina, um neurotransmissor relacionado à sensação de prazer.

Recebendo dopamina em grandes quantidades e em grande frequência, os receptores dessa substância acabam perdendo sua função. Desta forma, o individuo passa a necessitar de maior quantidade da droga ou alimento gorduroso, para sentir a mesma sensação de prazer, o que leva a obesidade.

Prazer X Saúde

Vários neurotransmissores como a domapina, serotonina entre outros, estão relacionados a sensação de prazer, felicidade e bem estar. Nós precisamos dessas substâncias, e elas também podem ser produzidas através da prática de atividades saudáveis e prazerosas como atividade física, relação sexual, assistir um bom filme, dar boas risadas.

Portanto, quando sentir vontade de devorar aquele pacote de bolacha recheada ou aquele pastel, pense duas vezes e procure caminhar no parque, ouvir uma boa música e encontrar pessoas queridas!

Um comentário:

Gabi Dornelles disse...

olá... meu nome é Gabriela, sou formada em gastronomia e tenho pesquisado algumas coisas sobre compulsão alimentar... gostei da matéria no seu blog. talvez você possa me ajudar.. conhece alguma pós graduação relacionada à CA que eu possa fazer? obrigada, aguardo o retorno.

Dica do dia

Faça uma atividade física que lhe traga prazer. Se você não gosta de academia, procure outra atividade como, natação, dança, pilates etc.