Os benefícios da nutrição funcional aliados ao sabor da gastronomia

21 de abril de 2010

Nutrição e Gastronomia Funcional

Para entender a importância de uma alimentação adequada para sua saúde, pense no seu corpo. Ele é formado por cerca de 100 trilhões de células, sendo que aproximadamente 50 milhões são renovadas diariamente. Essas células são formadas por nutrientes e fitoquímicos, que só estarão disponíveis, se ingeridos através da alimentação. O que comemos será usado como matéria prima para a renovação celular, o resultado bom ou ruim está relacionado com a qualidade do alimento que consumimos.

A Nutrição Funcional relaciona a influência da nossa alimentação e do ambiente em que vivemos, com as desordens e desequilíbrios do nosso organismo.

Quando digo desordens, estou me referindo a queixas e sintomas freqüentes em nossa população como obesidade, colesterol elevado, diabetes, hipoglicemia, alterações hormonais, ansiedade, compulsão, sono irregular, mudanças de humor entre outros.

A Nutrição Funcional atua em conjunto ao tratamento médico, melhorando e tratando essas alterações orgânicas. Se podemos usá-la para melhorar quadros já instalados, devemos ainda mais colocá-la em prática como forma preventiva, aumentando nossa vitalidade e qualidade de vida.

No consultório, a avaliação e tratamento nutricional são feitos de forma individual, respeitando as características genéticas, bioquímicas e metabólicas de cada organismo. O paciente é visto como um indivíduo único e inteiro em seus aspectos fisiológicos, emocionais e sociais.

A gastronomia funcional coloca em prática o que estudamos na clínica. Baseada na propriedade funcional dos alimentos, e nas técnicas corretas de preparo e manipulação, são elaborados pratos saborosos e com suas propriedades funcionais ativas.

Porque, saúde e qualidade de vida não combinam com dieta monótona e sem sabor!

Nenhum comentário:

Dica do dia

Faça uma atividade física que lhe traga prazer. Se você não gosta de academia, procure outra atividade como, natação, dança, pilates etc.