Os benefícios da nutrição funcional aliados ao sabor da gastronomia

4 de maio de 2010

PARA ADOÇAR...AGAVE!



Para quem não gosta de usar adoçante artificial e passa longe do açúcar refinado, uma ótima opção é o Agave. Um produto orgânico e de baixo índice glicêmico* (se transforma em glicose de maneira mais lenta).

O extrato de agave é produzido a partir da planta Agave azul (agave tequilana), originaria do México. A produção ocorre através da quebra, filtragem, homogeneização e evaporação da planta.

Da mesma planta, é também extraído o principal ingrediente na fabricação da tequila, bebida alcoólica tradicional no país.

Seu sabor e aparência é uma mescla de mel com melaço de cana. De cor amarelo claro, odor agradável e textura mais fluida que o mel. Não contém glúten nem lactose.

Seu poder adoçante é maior em comparação ao açúcar comum, alguns sites citam poder 3x maior que o açúcar, mas o rótulo do produto indica o valor de 1,3. De qualquer forma, não precisamos colocar uma grande quantidade do produto para adoçar.

Para quem se preocupa com calorias, o Agave contém 3,34 Kcal/g, enquanto o açúcar comum contém 4 Kcal/g. O que também não conta muito, já que uma colher de sopa de açúcar pesa menos que uma colher de sopa de Agave.

Além de ser gostoso, orgânico e de baixo índice glicêmico, o Agave é uma boa fonte de minerais como ferro, potássio, cálcio e magnésio. Além disso, contém propriedades prebióticas, ou seja, alimenta nossas bactérias intestinais benéficas, trazendo mais saúde ao nosso intestino.

*O índice glicêmico indica a velocidade de digestão e absorção do carboidrato consumido. Quando um carboidrato é digerido e absorvido rapidamente, nosso organismo precisa produzir uma grande quantidade de insulina, hormônio responsável pelo equilíbrio do açúcar no sangue.

Se você tem diabetes, deve ficar atento ao índice glicêmico dos alimentos, isso não é novidade! Mas, se você não tem diabetes, também deve ficar atento a esse pequeno detalhe... A insulina está relacionada com o acúmulo de gordura corporal. Em outras palavras, alimentos com alto índice glicêmico favorecem aquela indesejada gordura abdominal.

2 comentários:

Luciana Betenson disse...

Dani, que coincidência!!! Comprei agave HOJE na Mundo Verde aqui em Rib. Preto, onde fui me suprir dos produtos sem glúten e sem açúcar :-) E já usei no iogurte :-D Engordei taaanto na viagem de Portgual que agora entrei na dieta do sem açúcar/sem glúten de novo, que é a que funciona melhor pra mim... Adorei a nova decoração do blog, ficou lindo! Beijos

Tamy disse...

Olá, que bom ter a sua visita!!!

Mais uma colega de profissão!!!

beijok

Dica do dia

Faça uma atividade física que lhe traga prazer. Se você não gosta de academia, procure outra atividade como, natação, dança, pilates etc.